Prótese dentária
Podem estabelecer-se diferentes classificações em função do sistema de suporte (dente natural ou implante); e em função do material utilizado (porcelana ou resina)
Dependendo das necessidades de cada pessoa, é mais recomendável um tipo de prótese ou outro. As próteses podem ser fixas ou removíveis.
1. Prótese fixa
Atualmente as próteses fixas sobre dentes ou sobre implantes conferem maior comodidade. Este tipo de prótese permite restaurar com toda a normalidade das funções mastigatória e estética.
2. Prótese removível
Caracterizam-se pela grande facilidade com que o paciente procede à sua colocação e remoção e, apoiam-se sobre a mucosa e os dentes adjacentes. Nos dias de hoje, a técnica com implantes dentários confere uma solução muito mais cómoda do que com próteses fixas, sempre que tal seja possível.
3. Perguntas frequentes sobre prótese dentária
Tipos de prótese dentária:
- Dentadura completa: Dentadura postiça de arcada completa, suportada basicamente sobre a gengiva.
- Dentadura removível: Dentadura postiça suportada sobre a gengiva e fixada aos restantes dentes (com ancoragem) da boca.
- Dentadura fixa dentosuportada: Dentes postiços (ponte ou coroa), colocados sobre dentes existentes da nossa dentição.
- Dentadura fixa (implantosuportada): É igual à solução dentosuportada, mas fixando a ponte ou a coroa sobre implantes.
4. Prótese dentária e comodidade
O período de adaptação ao colocar uma nova prótese dentária, pode eventualmente traduzir algum incómodo numa fase inicial. Passado pouco tempo, dependendo da qualidade do trabalho, verificar-se-á uma boa adaptação da prótese quer em termos de comodidade, quer em termos de aspetos estéticos e funcionais.